lagesfesta-640x360

Festa das Lajes

A Festa das Lages é uma comemoração religiosa tradicional realizada em Bonfinópolis de Minas, no Povoado de Lages. Foi uma das primeiras manifestações culturais do município, uma vez que Bonfinópolis de Minas começou a se formar onde hoje é o Povoado de Lages, distante a 40 km da Sede.

A primeira festa foi realizada por volta do ano de 1865, quando a Igreja das Lages (primeira igreja do município) terminou de ser construída. Desde então, a festa tem valor histórico não só para o município, mas também para os moradores, pois ela agrega a história de seus antepassados nos costumes e rituais que são passados de geração para geração. A Festa das Lages tem ainda uma representatividade religiosa muito forte para o povoado, pois é o momento em que os moradores exercem sua fé e sua espiritualidade, louvando os santos de sua devoção.

A Festa das Lages tem ainda uma grande importância social, pois atrai visitantes de todas as comunidades de Bonfinópolis de Minas e de municípios vizinhos, promovendo o enriquecimento da cultura através da interação entre as pessoas. Devido à visibilidade que ganhou ao longo dos anos, a Festa das Lages hoje recebe o apoio não só da comunidade do Povoado de Lages e da Paroquia Senhor do Bonfim, mas também da Prefeitura Municipal de Bonfinópolis de Minas e da Câmara dos Vereadores.

INTRODUÇÃO

A importância histórica, cultural, religiosa e social da Festa das Lages motivou o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural a solicitar o registro deste bem imaterial e priorizá-lo em relação aos demais existentes no Município de Bonfinópolis de Minas. Há 23 anos começaram as celebrações em nome do Santo Antônio de Lages, padroeiro da Comunidade. Hoje, tradicional festa da região de Bonfinópolis de Minas- MG.

Das comemorações da região, a Festa de Lages é a mais antiga e a mais recheada de histórias. A referida Festa, figura ao lado do Carnaval e da Expobom em popularidade. Ressaltemos seu caráter tão festivo, a animação e a quantidade de costumes e rituais.

Temos barraquinhas, cavalgada, apresentação de folia e catira, missa, procissão e levantamento de mastro com as  imagens do Santo Antônio, Divino Espirito Santo e Imaculada conceição,  fogueira, além de um animado forró com shows regionais.

De onde surgiu a tradição e hoje patrimônio histórico cultural de Bonfinópolis de Minas?

Em torno da igreja é que todos os anos em junho ocorrem as festividades. Construída em 1869 e onde todas as atividades da comunidade eram realizadas, e em 2009 foi registrada  pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Bonfinópolis de Minas- MG. Desde então, patrimônio tão bem cuidado, valorizado e preservado.

O momento de louvor ao padroeiro da Comunidade é prestigiado durante todo o dia e a noite por pessoas de todas as idades, das cidades e comunidades vizinhas.

A Festa das Lages faz parte da história de Bonfinópolis de Minas, das suas raízes, e item da cultura assimilada pelos habitantes da região. Preservar a Festa das Lages é preservar a nossa identidade.

 

Texto Arcanja da Cruz Oliveira.

Apoio Nilvesia Aparecida Luiz  Brandao

Fonte: Dossiê de Registro da Festa das Lages

Município de Bonfinópolis de Minas – Minas Gerais